domingo, 14 de março de 2010

Eles estão de volta! Quem? Os bons videoclipes!

Os Anos 80 serviram para estabelecer uma nova forma de divulgação musical: o videoclipe. Continuou muito forte no começo dos Anos 90 até a metade dessa década. A estréia de um videoclipe do Michael Jackson, por exemplo, era um evento mundial. Todos esperavam para ver qual seria a próxima do Rei do Pop. Hoje em dia, o que eu sentia (ou sinto) é o seguinte: "Ah, vamos fazer mais esse clipe pra não ficar sem nada". Acredito que a internet desencorajou os artistas. Eles estavam acostumados a fazer vídeos para a TV, não para a internet.
Mas então algo aconteceu no universo pop...

E fez-se Gaga!

Digo isso porque ela está investindo fortemente em videoclipes. São elaborados, com ótimo roteiro, figurino então nem se fala. Enfim, a cantora desconhecida até ano retrasado chegou para abalar as estruturas do pop. Buscando refêrencias em Andy Wahrol, Gaga diz querer fazer uma arte acessível, comerciavel, nas bases do Pop Art. Acredito que tenha conseguiu, afinal, seus clipes são verdadeiras obras de arte e sucesso no mundo inteiro.
Além disso, ela conseguiu encontrar na internet uma aliada, fazendo com que seus vídeos sejam assistidos milhões de vezes no mundo todo e que seu nome apareça nos Trending Topics (Twitter) do mundo todo antes mesmo do seu vídeo estreiar. Incrível. Gaga resgatou algo que estava perdido. A arte de se fazer um bom clipe e de criar expectativas em cima disso. E eu espero que isso sirva para acordar todos os outros postars. O videoclipe ainda é a melhor forma de divulgação de um trabalho!

Mas, o que me motivou a escrever toda essa introdução foi a estreia de Telephone!

O vídeo tem quase dez minutos de duração, mas não cansa em nenhum momento. A história é, simplificando, que Lady Gaga está presa e a Beyoncé a berta. Então as duas começam a matar. Parceiras no crime. Claro, falando assim parece simples mas não é.
Podemos perceber muitas influências nesse clipe. Vou citar apenas algumas.

Filme Telma e Louise: Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Susan Sarandon e Geena Davis, o filme nos mostra duas mulheres decepcionadas e entediadas com suas vidas. Então, elas decidem fazer uma viagem de carro. Tornam-se parceiras. Inclusive, matam.
Filme Chicago: Musical de Rob Marshall e vencedor do Oscar de Melhor Filme, duas mulheres bem diferentes, estrelas do seu tempo, acabam sendo presas. A cena em que Gaga dança na cadeia é muito parecida com a parte do filme em que é cantada a música Cell Block Tango, onde várias presidiarias descrevem seus crimes.

Filme Kill Bill: Uma mulher procurando vingança a todo custo. No clipe, ainda vemos o carro usado pela personagem, o Pussy Wagon.

Quadrinhos: É muito clara a influência das HQs em Telephone. As chamadas Onomatopeias marcam presença durante boa parte do clipe. E, também, a roupa usada por Gaga e Bey são, provavelmente, inspiradas nos uniformes da Mulher Maravilha e/ou Capitão América.

Enfim, essas são as influências mais fortes. Tudo isso misturado com a presença de duas das maiores Popstars da atualidade fazem do clipe um obra de arte!

Quem não assistiu, assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário