sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Review: Beyoncé faz diversas homenagens em "Countdown"


Que Beyoncé é a rainha do R&B não é novidade. Mas eu diria mais. Diria que a cantora texana não fica limitada a esse ritmo e, portanto, merece um título mais abrangente do que esse. O último clipe da cantora é uma prova. Countdown atraiu a atenção mundial quando a futura mamãe foi acusada de plágio por ter copiado passos de dança, figurino e etc. de uma dançarina que até então era desconhecida do grande público. O que os acusadores não perceberam é que a cantora homenageou muita gente nesse vídeo. Vamos por partes:

Whitney Houston



Quem não se lembra do hit dos anos 80, I Wanna DanceWith Somebody? Muito colorido, maquiagem alegre e muito contraste entre as cores. Whitney já ocupou o posto que hoje pertence a Beyoncé. Então, nada mais justo do que essa homenagem.

Neoplasticismo



Movimento artístico liderado por Piet Mondrian que prima pelos elementos mais básicos de um quadro. Beyoncé é fascinada por pinturas e deixou isso a mostra em "Countdown".

Audrey Hepburn



Uma das grandes divas do cinema de Hollywood que inspirou muitas atrizes e cantoras que vieram depois dela. Beyoncé encarna Audrey quando a última participou do filme Funny Face, que também contava com o “mágico” Fred Astaire. Se você ficou curioso para ver a cena original, clique aqui

O Vale das Bonecas



Outro filme que é referência para “Countdown”. Neste longa-metragem, um grupo de amigas vai para Nova York tentar a sorte.

Flashdance



Essa é mais fácil de identificar. Neste clássico musical, uma dançarina sonha em participar de um grupo de balé. É aqui também que entra a polêmica que falei no início. Além de Flashdance, a cantora também rende uma homenagem para a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker. O vídeo que circulou pela internet é capaz de provar isso. 

The Supremes



O grupo feminino da Motown que fez sucesso nos anos 60 e são inspiração para qualquer artista R&B que se preze. Detalhe: Diana Ross faz parte do trio.

Donyale Luna



Esse é o nome da primeira modelo negra a ser capa da Vogue britânica. Beyoncé brinca com esse fato fazendo poses com as mãos que lembram bastante as que Luna também fez no ensaio para a publicação européia.

Josephine Baker



Cantora e dançarina que tinha uma forma toda particular de dançar. Alias, essa não é a primeira vez que Beyoncé se inspira nos passos de Josephine. Também podemos enxergar a influência dela em Dejà Vu.


Com tantas inspirações boas, é claro que “Countdown” só poderia sair um clipe belo de se assistir. Chega de discussões sobre plágio! Cultura pop é assim mesmo. Nada se cria, tudo se recicla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário